O CRESCIMENTO DA MODA SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Por Gabriela De Laurentis | 22 set 2020.

A moda sustentável no Brasil está crescendo, e somos cada vez mais adeptos desse universo. A indústria nacional está se dando conta desse movimento, e enxerga uma grande oportunidade. Sobre os tecidos que são encontrados no país, existem tecidos reciclados com pet, juta, juta com algodão, cânhamo, linho, algodão orgânico, Lyocel, etc.

Há diversas empresas têxteis que são dedicadas somente aos tecidos sustentáveis: orgânico e reciclados, ou fibras vegetais da juta, entre outros. Outros, além de suas linhas convencionais, estão começando a produzir localmente e promover linhas sustentáveis: como Innovativ, G. Vallone, TexPrima, etc. Existe um diretório nacional que mapeia essas iniciativas, que é a Ecomaterioteca, que é “um acervo itinerante no qual estão sendo reunidos, catalogados e classificados materiais têxteis responsáveis, com a intenção de fomentar práticas sistêmicas de produção de vestuário e acessórios de moda, bem como de produtos de outras áreas do conhecimento, pesquisas e consultas ao acervo, em constante renovação. Lá se encontram disponíveis: tecidos, fios, telas e aviamentos (ecológicos, biodegradáveis, orgânicos e sustentáveis) de fornecedores da cadeia têxtil brasileira que investem em matérias-primas mais responsáveis. É uma ponte entre a indústria têxtil e a indústria de confecção, entre a academia e o mercado, entre o mercado e o consumidor ao propor a discussão sobre as possibilidades da moda responsável e disponibilizar o conhecimento sobre novas formas de criar produtos de design sustentável.”

Desde 2013 atuando, a feira mais reconhecida em São Paulo no mundo sustentável que ocorre quase mensalmente é o Jardim Secreto; com produtos não só de moda, mas de marcas artesanais, comida, decoração etc. Todo ano a Green Rio acontecia no Rio de Janeiro, mas com diversos segmentos de sustentabilidade. No entanto em 2018 passou a abrir espaço para a moda sustentável. Como semana de moda, se destaca a semana de moda sustentável no Brasil, a Brasil Eco Fashion Week (BEFW) em São Paulo, que já contabiliza 3 edições. É a referência de evento nacional na área, que conta com showroom com venda de marcas previamente selecionadas em edital do evento, além de desfiles, workshops, exposições, comida, palestras, entre outros.

O SEBRAE fez seu primeiro edital para profissionalizar empresas de moda sustentáveis no Rio de Janeiro, em 2017-2018. A ideia era capacitar 40 empresas. Quando lançaram o edital “SEBRAE Moda Sustentável 2017/2018” eles não sabiam se teria marca suficiente para preencher os lugares… Mas 200 empresas se inscreveram! Durante 15 meses, capacitaram 40 empresas de moda sustentável, profissionalmente e para que adicionassem práticas mais sustentáveis aos seus negócios. O resultado foi tão positivo que em 2019 abriram o segundo edital para as marcas sustentáveis do Rio de Janeiro. Atualmente estão na segunda edição, e por conta da pandemia do Covid-19, as consultorias e atividades estão sendo online.

A semente da sustentabilidade acaba de começar no país!

Artigo escrito para o movimento latino-americano de moda sustentável MOLA

GABRIELA DE LAURENTIS é a designer-fundadora da DeLaurentis, de aventais naturais para ofícios para estimular as práticas manuais e gerar autoestima em quem veste o avental. Designer, pesquisadora, artista têxtil, é mestranda em Design na ESDI no Rio de Janeiro, e cursou mestrado em pesquisa de mercado, mídias y opinião pública na UCES em Buenos Aires, Argentina. Para promover mais práticas manuais, promove oficinas de estamparia manual natural, como flowerpounding, entre outras.

Foto: @texprima

Escrito em março 2018